Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted on maio 18, 2010 in Cinema

Quincas Berro d’Água

Quincas Berro d’Água

Mais uma adaptação literária chega essa semana nos cinemas: Quincas Berro d’Água.

Adaptação do livro de Jorge Amado, chamado A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água. O livro conta a história de um pacato funcionário público, pai de família, chamado Joaquim Soares da Cunha que num determinado momento da vida decide virar vagabundo. Abandona família e entrega-se aos vícios mundanos, especialmente a bebida, quando recebe o apelido de Quincas Berro D’água.

Essa foi a primeira morte: a morte moral para a família, para evitar a humilhação perante a sociedade.

A segunda morte ocorre de fato, descoberta por uma amiga de Quincas, quando foi visita-lo em seu quarto sujo, e comprovada por um médico. Seus familiares resolvem esquecer o passado vergonhoso, e para resgatar a memória respeitável de Joaquim, providenciam um velório e um enterro caro.

Mas quando seus amigos de bebedeiras chegam ao velório e encontram o defunto com um sorriso, o tomam como vivo, arrastando seu corpo para uma noite de farra. A certa hora decidem usar um barco para passear no mar, mas uma súbita tempestade lança uma grande onda sobre eles, fazendo com que Quincas Berro D´água tenha a sua terceira morte.

A partir daí surge a grande controvérsia: Para a família, Joaquim morrera de causas naturais; para os amigos, Quincas tirou a própria vida ao atirar-se nas águas do mar, pois temia ser enterrado num caixão (fonte: Wikipedia)

Parece ser uma história bem legal. Vou colocar na minha lista de leitura. hehehhe.  Quem se interessa em ver o filme na estreia?